Delinearte

Nas palavras das participantes, “Delinearte é um grupo de mulheres com muitas ideias e vontade de aprender a transformar materiais que seriam descartados em algo novo e bonito”. O nome vem dos versos de Roberto Diamanso em sua canção Um tecelão e um tear. É um termo que indica a ação de entrelaçar as linhas e histórias que estamos costurando neste projeto de artesanato com as mulheres da comunidade do Jardim São Remo.

Como tudo começou

Em 2011, sentindo a necessidade de desenvolver um trabalho com as mulheres, já que elas assumem um papel importante nas famílias da comunidade, a Agente iniciou oficinas de artesanato com o apoio de professoras voluntárias. As oficinas começaram com aulas de algumas técnicas como pintura em tecido, fuxico, crochê, ponto cruz etc. e, desde então, o grupo não parou mais!

O projeto ganhou nome e corpo e agora funciona semanalmente na sede da instituição. As mulheres, que chegaram buscando apenas aprender as técnicas de artesanato, começaram a perceber que podiam ter uma atividade delas, desenvolver amizades e ainda tinham a possibilidade de gerar renda com os produtos confeccionados. 

Hoje, o Delinearte se constitui em um grupo de amigas artesãs que faz de tudo um pouco (costura, fuxico, estampas, pintura), aproveita materiais doados de formas criativas, aceita encomendas e também participa de Bazares e Feiras.
 

Objetivos do projeto

Criar um espaço onde as mulheres possam se conhecer melhor, desenvolver laços de amizade, aprender coisas novas e, se possível, encontrar no artesanato uma fonte de renda.

Público atendido

Nosso principal público são as mulheres da comunidade de São Remo, mas quem vem para ajudar, também sai transformado. Não há quem chegue para ensinar algo que não leve consigo algum aprendizado também.

Principais atividades

Fontes de recursos

O projeto se sustenta com parte dos recursos ganhos na venda de produtos. De tudo o que é vendido, uma parte volta para o Delinearte, assim conseguimos comprar materiais para continuar produzindo. A outra parte é dividida entre as artesãs do grupo. 

Você pode ser parceiro dessa ação. Quer saber como?